Relatório das Conexões deTrupes de Circo do Nordeste

Relatório do IV Encontro da Conexão Trupes do Nordeste

 O IV Encontro da Conexão Trupes do Nordeste aconteceu no Circo Tropa Trupe, Natal/ RN, durante o período de 09 a 11 de abril de 2010. Dessa vez a programação teve início na sexta-feira (09.04) a noite com apresentação do espetáculo convidado “Nada, Nenhum e Ninguém”, na praça Augusto Severo, (Trupe Arlequin) mais a oficina aberta “O Corpo poético do ator” no sábado pela manhã (10.04) destinado ao público geral e um espetáculo coletivo de encerramento no último dia, também em praça pública. A programação aberta atraiu mais a atenção do público e da mídia para o evento e ficou estabelecido que os próximos encontros deverão ter o mesmo formato.


Estiveram presentes no IV Encontro da Conexão de Trupes: Tropa Trupe (RN) com 10 integrantes, Cia Lua Crescente(PB) com 3 integrantes, Circo da Trindade(PE) com 2 integrantes, Trupe Arlequim e Grupo Geca (PB) totalizando 5 integrantes. Os dois últimos estiveram participaram apenas na sexta e sábado devido a compromissos profissionais dos grupos na cidade de João Pessoa. A Trupe Ser Circo (SE) que havia sido convidada para integrar a Conexão não compareceu ao evento. Eles encaminharam uma justificativa da ausência ao grupo virtual da conexão posteriormente.
No segundo dia do evento aconteceu a troca de saberes. Kleber e Judson (Cia Lua Crescente) montaram o trapézio que a Tropa comprou da Cia Lua Crescente e Gilberto Trindade (Circo da Trindade) puxou alongamento, aquecimento e repassou alguns educativos em trapézio para os interessados; outros revezaram entre malabarismos e cama elástica. A falta de uma atividade pré-definida e a presença de apenas 5 convidados (Circo da Trindade e Cia Lua Crescente) repetiu uma troca de saberes regular como aconteceu no III Encontro em João Pessoa.


Como estamos no quarto encontro é natural que se não há novidades haja desinteresse. E nossa proposta com a conexão é justamente o contrário. Sugerimos que a partir do próximo encontro a troca de saberes seja pré-estabelecida, cada grupo deve propor uma vivência, depois fazemos uma votação (virtual) de interesse pra fechar a programação.


A apresentação coletiva de encerramento aconteceu na Praça da Vila de Ponta Negra. Cada Trupe apresentou um número, foi montada uma bandinha improvisada que puxou o cortejo e fez sonoplastia para os números. 




Relatório do III Encontro da Conexão Trupes do Nordeste

Paraíba / Cia lua Crescente e Trupe Arlequim.

O terceiro encontro da Conexão aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro Cultural Piolin em João Pessoa. Mais uma vez todas as trupes tiveram representantes. E nossa participação só foi possível devido ao apoio do SEBRAE, que custeou a passagem dos nossos integrantes.

O espaço de uma antiga casa grande de engenho acolheu a “Oficina de Cascatas” (exercício de palhaçaria e acrobacia), organizada por Kleber Marroni, integrante da Cia Lua Crescente (Kleber) e os exercícios de clown da oficina “Generosidade do riso”, conduzida por Diocélio, integrante da Trupe Arlequim. E bem próximo, na sombra de uma pequena lona, ao lado de uma antiga senzala, os acrobatas aéreos tiveram vivências na lira e no trapézio fixo (instrumentos circenses).

Realizamos nossa apresentação, ainda no primeiro dia, 19h, na Praça Tambaú, espaço familiar e turístico de João Pessoa. Armamos um picadeiro com o cenário itinerante da Cia Lua Crescente (semelhante ao cirquinho), e então, malabaristas, palhaços e acrobatas exalaram arte, junto a outros artistas de rua que já ocupavam o espaço, como, estátua viva, grupo musical e artesões.

Durante este encontro também realizamos um painel sobre de gestão de grupos. Trocamos informações a respeito da estruturação, interesse e perspectivas futuras das nossas trupes junto a Conexão e realizamos o planejamento para 2010.

No qual decidimos: estimular a adesão de novos grupos, um por encontro sendo este realizado semestralmente. Por votação concordamos em fazer o convite ao SER CIRCO (SE), por já existir uma empatia e aproximação com duas das quatro trupes da Conexão; estimular também novas possibilidades de interação da Conexão e, claro, mais possibilidade de trocas e circulação (Seminários, espetáculos, oficinas); inscrever projetos em coletivo para fortalecer o cenário regional com eventos contínuos e de qualidade; como também representar a Conexão em congressos e conferências da culturais.

Relatório do II Encontro da Conexão Trupes do Nordeste

Recife / Circo da Trindade

Após o primeiro encontro em Natal, ficou definido que o Circo da Trindade realizaria o II Encontro da Conexão nos dias 29 e 30 de agosto, em Recife. Como encaminhamentos ficaram o fechamento e votação do estatuto; a criação do regimento interno para a adesão de novos grupos; além de vivências práticas nos aparelhos circenses.

Mais uma vez o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Secretaria de Assuntos Estudantis foram de fundamental importância para a participação dos integrantes do Projeto Circo Tropa Trupe nesse evento. Desta vez, o apoio foi através de um auxílio-financeiro que possibilitou o deslocamento e alimentação de nove dos integrantes do Projeto para Recife, além de mais um convidado, o argentino Gabriel Rodriguez, que tem vasta experiência em clown e malabarismo (atualmente ele passou a ser o mais novo integrante da Companhia). Toda a Trupe acampou nos arredores da lona do Circo da Trindade (anfitriões do evento).
A programação do II Encontro da Conexão abrangeu: instruções de primeiros socorros com a enfermeira Carol Cavalcanti ; vivência de Despertar do Corpo e da Voz com a professora Isabela Holanda; e uma intensa troca de saberes nos aparelhos aéreos de tecido e lira, e nas modalidades de acrobacia em solo e malabares, tudo entre os integrantes dos quatro grupos presentes (Tropa Trupe, Cia lua Crescente, Trupe Arlequim e Circo da Trindade).

Dessa vez foi dedicado mais tempo para as trocas de saberes. Inclusive as dicas e vivências estimularam a criação de mais um número acrobático: “Experimento em Geometria Corporal”, realizado pelos artistas e integrantes do projeto, Geovane Almeida, Cássia Pahim e Bernardo Rodrigues.

Durante esse encontro, a Trupe foi convidada a participar do BALAIO CIRCENSE 2009 – Edição Formação, projeto desenvolvido pela Trupe Arlequim / PB. Esta ação objetiva reunir artistas e o público no geral, em torno da valorização e da discussão da cena contemporânea brasileira, com enfoque na prática do circo-teatro. Inclusive cinco integrantes do Circo Tropa Trupe (financiados por si mesmos) puderam participar dessa atividade que ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, em João Pessoa / PB, onde teve uma intensa oficina com instrutores de referencia nacional integrantes da Escola Nacional de Circo.

O resultado final do II Encontro foi mais uma vez a apresentação de uma Varieté com números de cada grupo – pirofagia, malabares, palhaços (clowns), trapézio fixo e de balanço, tecido aéreo, lira e acrobacia em solo - desta vez no espaço Boulevard Aldeia. 


Relatório do I Encontro da Conexão Trupes do Nordeste

Natal /Circo Tropa Trupe

Em junho de 2009, a Conexão teve seu primeiro encontro com o objetivo de criar seu estatuto e iniciar as trocas de saberes entre as trupes participantes. Durante os dias 13 e 14 de junho, a Tropa Trupe Cia de Arte recebeu no Circo Tropa Trupe (UFRN), os integrantes dos grupos Cia Lua Crescente (PB), Trupe Arlequim (PB), Circo da Trindade (PE) e convidou os potiguares do Circo Grock e do Sky Circus para participar das atividades planejadas.

Na programação do primeiro dia, iniciamos os diálogos para a criação do estatuto e tivemos a realização da oficina de Contato e Improviso, com o coordenador do Projeto Circo Tropa Trupe, o professor e coreógrafo Sávio de Luna, do Departamento de Artes da UFRN. Já no segundo e último dia, foi realizado uma oficina de Yoga para Circenses com Hacido, professor do Departamento de Filosofia, uma roda de conversa sobre Sustentabilidade no Circo com Nil Moura, presidente da Escola Potiguar de Circo, e finalizamos as atividades com a apresentação de uma espécie de Varieté, com números de acrobacia em solo, tecido aéreo, palhaço (clown), pantomima e malabares de todas as trupes para a comunidade presente no Parque das Dunas. Na ocasião, além de apresentar números de palhaços, acrobacias e equilíbrio, a Tropa Trupe estreou seu mini-circo itinerante.

O mini-circo (carinhosamente cirquinho) é um guarda-sol estilizado com 4m de diâmetro, idealizado pelo integrante/bolsista Rodrigo Brugguemann para apresentações de espetáculos de rua. A praticidade de manuseio e circulação deste “cenário-camarim” é um dos pontos fortes desse material que faz parte dos experimentos da Companhia, que por sinal, está em processo de elaboração de mais um espetáculo que contará a história do circo, utilizando o cirquinho como eixo-condutor.
Esses dois dias de atividades foram intensos, principalmente para nós anfitriões que estávamos responsáveis por toda a produção. Vale lembrar que mesmo nestas condições conseguimos aproveitar muito o evento, graças à disponibilidade e colaboração dos professores da UFRN; ao apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Secretaria de Assuntos Estudantis e Restaurante Universitário na alimentação dos 30 participantes; e a infra- estrutura do Circo Tropa Trupe e do Ginásio II, para a realização das atividades e como alojamento. Todos esses apoios e parcerias foram e são muito importantes no fortalecimento e, conseqüentemente, no crescimento do projeto.
 
↑Top